item1.gif (417 bytes)
item2.gif (369 bytes)
item3.gif (380 bytes)
item4.gif (431 bytes)
item5.gif (758 bytes)

Nutricional
Minerais

Sanitário
vacinas
Vermes e Vermífugos
Os riscos do homem
Manejo Geral
Os lotes
A identificação
A Tropa
Sinuelos
Pastos e Sub-Divisões
Vacas amojadas
Recém nascidos
Mamando
Desmame
Estresse da desmama
Desmame precoce
Recria
castração
Manejo reprodutivo

Reprodução
Fertilidade
Fecundação
Sanidade na reprodução
Cuidados com os machos
Cuidados com as fêmeas
Principais
enfermidades

Brucelose
Leptospirose
IBR-IPV
BVD
Trichomonose
Campilobacteriose
Estação Reprodutiva
Estação reprodutiva de novilhas
Estação reprodutiva
de vacas

Primíparas
Descanso pós parto
Descarte
Idade
A infertilidade e o aborto
Habilidade materna
Reposição de matrizes
Eficiência reprodutiva
Diagnóstico de
gestação

Comentários

Introdução Assistência
veterinária

Cursos de I.A.
Inseminador

Embalagens de sêmen
Pellets
Ampola
Minitubo
Palheta média Palheta fina

0
0

Manejo com o botijão
Distribuição de temperaturas no botijão

Ovários
Trompas uterinas
Útero
Cornos uterinos
Corpo uterino
Colo ou cérvix uterina Vagina
Vulva

Puberdade
Ciclo estral

Pré cio
Reconhecimento do cio
Cio
Momento ideal de inseminacaor
Pós cio
Anestro fisiológico
Anestro
Puerpério fisiológico
Hemorragia de metaestro
Cio de encabelamento
Cio silencioso
Gestação
Intervalo parto-concepção
Intervalo entre partos

Com palheta média, palheta fina ou minitubo
Com ampola



TÉCNICAS PARA MANUSEIO DO BOTIJÃO E DE SÊMEN

Os botijões de sêmen e a tecnologia que representam são a razão básica que permite que a IA seja possível e disponível a todos. Se você faz uso da IA em sua propriedade, certamente precisará de um botijão, bem como aqueles que trabalham no ramo da IA necessitam conhece-lo e manejá-lo.

Eles na verdade, são nada mais nada menos que uma garrafa térmica gigante. Esses botijões são apenas refrigeradores projetados para manter as unidades de sêmen congelado a uma temperatura segura de armazenagem. As palhetas de sêmen são colocadas em racks marcadas com o código, nome, número de partida e/ou data de coleta do touro. As racks são colocadas então em uma caneca e a caneca, dentro do botijão. Qualquer falha sua ou defeito no botijão  -  em manter a temperatura de congelamento adequada ( -196 º  C )  -  resultará na perda de todo o sêmen.

O nitrogênio líquido é relativamente barato; é inerte, não se oxida nem entra em combustão. Entretanto existem algumas situações potencialmente perigosas de que você precisa estar ciente. Primeiramente, o produto da evaporação do nitrogênio líquido é o gás nitrogênio, que é incolor, inodoro e sem sabor, podendo causar asfixia em uma área sem ventilação adequada. Em segundo lugar, como é extremamente gelado, seu contato com a pele pode provocar uma queimadura que deve ser imediatamente tratada, como seria tratada uma gangrena produzida pelo frio. Também não deve ser colocado em recipientes totalmente vedados, pois a evaporação causa pressão, que se não tiver vazão, sem dúvida causará uma explosão.

Os  botijões de nitrogênio líquido estão disponíveis em vários tamanhos e tipos com diversos tempos de manutenção. Variam de tanques para armazenagem permanente com capacidade de vários milhares de palhetas a modelos para o campo que pesam aproximadamente 23 quilos e podem armazenar 500 palhetas, cabendo em um automóvel. Dependendo do tamanho do botijão é o que indicará o tempo para a recarga de nitrogênio. O representante de IA  pode ajudá-lo a decidir qual o melhor modelo para seus objetivos.

O botijão, assim como uma garrafa térmica, possui uma carcaça interna e outra externa. O espaço entre elas é preenchido por várias camadas de fibra de vidro, e através da válvula existente na parte superior do botijão, o ar é retirado, formando o vácuo ( esta válvula não deve ser violada em hipótese alguma). Este espaço existente entre as duas carcaças serve como uma camada isolante, para manter o frio dentro e o calor fora.  Tratado adequadamente o botijão reterá o vácuo por um período de sete a dez anos, porém mais cedo ou mais tarde perderá esta capacidade, e por isso precisa ser regularmente examinado.

Como o nitrogênio líquido evapora continuamente a temperaturas acima de – 196º C, a tampa especialmente projetada que tapa o gargalo, não é hermética a fim de eliminar o perigo de explosão do botijão, conforme descrito anteriormente. Um botijão adequadamente construído reduzirá a evaporação, mas o líquido refrigerante durará por um período especificado,  dependendo do tamanho do botijão e de suas propriedades isolantes. Para se medir a quantidade de nitrogênio existente no botijão, é necessário a aquisição de uma régua apropriada para este fim, que irá medir o nível de nitrogênio existente no botijão . O recomendado é que o nível não deve ser inferior a 15 cm, pois quando isto acontece, a parte superior da rack já estará fora do nitrogênio no interior do botijão.

Óbviamente, compensa manusear o botijão com cuidado e certificar-se  regularmente de que o mesmo contenha o líquido refrigerante necessário. Afinal de contas, o valor de um estoque normal de sêmen varia quanto ao seu custo, podendo ser de R$ 1.000,00 ou muito mais.. Se você deixá-lo degelar, o valor desse mesmo sêmen será exatamente zero.

Lembre-se de que embora a carcaça externa seja de alumínio, suportando algum dano, o vácuo será perdido se houver uma perfuração na carcaça. A parte mais fraca é o gargalo ( parte onde as duas carcaças se unem). Sendo assim, o gargalo aguenta a carcaça interna inteira. Se  o botijão for sacudido, ou levar um baque forte no chão, o gargalo pode – e com certeza irá – rachar ou quebrar. A posição correta para se carregar o botijão é sempre na vertical, nunca de forma oblíqua, pois forçará o gargalo. E sempre que for muda-lo de posição, chame alguém para auxiliá-lo, sempre carregando em duas pessoas.

Como é vital que o sêmen permaneça seguramente congelado, há alguns sinais de perigo que você deve procurar. Se a carcaça externa congelar, o vácuo foi perdido, e você terá pouco tempo para transferir o sêmen para um outro botijão. Caso você não tenha um sobressalente, chame o representante do sêmen para auxiliá-lo, ou deposite o sêmen de sua propriedade no botijão do vizinho o mais rápido possível.

Um ponto de gelo no lado externo  não é tão crucial; é resultado de um amassamento que está levando a carcaça externa a transmitir, ao invés de refletir o calor. Isso apenas afeta muito pouco a temperatura interna, mas o tempo de manutenção do nitrogênio líquido será reduzido.

De preferência, o botijão deve estar colocado sobre madeira para não acumular umidade na parte inferior, o que aconteceria se estivesse sobre cimento. Deve também ser mantido em uma área bem ventilada e fora do alcance direto da luz do sol. O botijão não deve jamais ser armazenado em qualquer superfície que possa estar em contato com urina e fezes – os ácidos desses substratos podem corroer mesmo superfícies de aço inoxidável. Mesmo o mais fino e pequeno orifício na carcaça destruirá o vácuo.

Finalmente, há uma outra instrução essencial relacionada ao botijãp que você deve seguir. Manter um estoque detalhado e preciso, sabendo exatamente o que entrou e o que saiu de cada botijão. Você não pode retirar todas as palhetas, deixá-las sobre a mesa, para identificá-las e contá-las, sem termicamente destruir o sêmen. Um estoque atualizado é obrigatório.